Objetivos
O projeto realiza entrevistas e questionários a respeito da relação entre a Universidade e a Sociedade, em especial com grupos vulneráveis. Essas entrevistas e questionários, que integram a metodologia deste projeto, visam, de um lado, fazer um levantamento sobre como o conhecimento científico chega a diferentes comunidades e, de outro, averiguar temas de interesse da sociedade.
Com base nesse mapeamento das demandas e necessidades, o projeto promove palestras, debates, rodas de conversa e oficinas sobre a importância do conhecimento científico para facilitar a vida cotidiana na sociedade e também sobre as temáticas sugeridas pela própria comunidade, além de ações sobre a pandemia com o objetivo de combater a disseminação de notícias falsas, atividades a respeito da relevância da diversidade e do combate à xenofobia, ao racismo e a discriminações diversas na sociedade.
Temos como objetivos específicos do projeto:
- Promover educação de qualidade para populações vulneráveis utilizando conhecimentos científicos como agente transformador;
- Contribuir para a implementação e o fortalecimento dos ODS da ONU, especialmente o ODS3, o ODS4 e o ODS10;
- Realizar questionários e entrevistas semiabertas para averiguar como a comunidade apreende o conhecimento, o fazer científico, sua importância e sua complexidade, e quais temas de interesse para oficinas, palestras e outras ações a comunidade apresenta;
- Realizar palestras, debates, rodas de conversa e oficinas na comunidade sobre a) a importância do conhecimento científico para ajudar a vida cotidiana na sociedades; b) o papel da ciência no combate à pandemia do coronavírus e no desenvolvimento das vacinas; c) a relevância da diversidade e do combate à xenofobia, ao racismo e a discriminações diversas na sociedade como um todo e em espaços educativos de forma particular; d) temas sugeridos pela própria comunidade;
- Identificar a percepção de diferentes segmentos da Sociedade, tais como estudantes da educação básica, usuários dos serviços de saúde publica, leitores de diferentes formas de divulgação, imigrantes e refugiados, LGBTQIA+, negras e negros, entre outros, da complexidade do fazer cientifico, e da maneira como a Sociedade incorpora ou reelabora no seu cotidiano as evidências científicas produzidas, para elaborar e propor medidas estratégicas que possibilitem e ajudem a melhorar a compreensão e a confiabilidade do conhecimento científico produzido pela USP;
- Entender qual a percepção da diversidade e de sua relevância em diferentes comunidades e fortalecer na comunidade universitária e no público em geral, a consciência da importância da diversidade cultural, do acesso à educação de qualidade, da internacionalização da universidade (cada vez com mais estudantes estrangeiros, o que favorece a inclusão, a cidadania e a possibilidade de convivência com outras culturas) e da interdisciplinaridade;
- Compreender como a Sociedade incorpora ou reelabora no seu cotidiano as evidências científicas produzidas, para elaborar e propor medidas estratégicas que possibilitem e ajudem a melhorar a compreensão e a confiabilidade do conhecimento científico produzido pela Universidade de São Paulo;
- Aumentar a percepção e a sensibilidade para acolher a diversidade por meio de rodas de conversa e dinâmicas;
- Realizar lives e outras atividades síncronas com a participação de discentes e docentes da USP a fim de compartilhar e debater os temas do projeto;
- Promover avaliações da compreensão do conteúdo, da didática dos recursos utilizados e da potencialidade para desdobramento das propostas em atividades.